• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

04/04/2016 17:04

Projeto esportivo capacita profissionais em Mata de São João

Exercitar valores como solidariedade, respeito, honestidade e cooperação. É com essa finalidade que 20 professores da cidade de Mata de São João serão capacitados nos dias 07 e 08 de abril, quinta e sexta-feira, respectivamente, através do Projeto Esporte é Um Direito Humano. Com carga horária de 16 horas/aula, os profissionais serão habilitados a exercerem a metodologia “Esporte3”, que potencializa o acordo, o jogo e a avaliação. A iniciativa, que é promovida pela Concessionária Bahia Norte, e executada pelo Instituto Fazer Acontecer (IFA), visa a promoção do esporte como brincadeira e cidadania para crianças, adolescentes e jovens de cidades da Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o diretor do IFA, Renato de Andrade, a proposta é inovadora, pois é desenvolvida através da transformação social e dos direitos humanos. “Não estamos encarando o esporte como um fator de ascensão social. Não queremos descobrir um novo jogador de futebol ou vôlei. Estamos levando uma nova visão da prática esportiva, que evita conflitos e respeita as diferenças”, explica Andrade.

Após a capacitação inicial, a previsão é que em até 30 dias os professores habilitados comecem a orientar os jovens da cidade com aulas de esportes e de cidadania focada nos direitos humanos. “A expectativa é muito grande entre os profissionais, pois existe o interesse deles em serem capacitados. Acreditamos formar duas turmas, beneficiando 60 estudantes”, diz Rafael Bicalho, Coordenador de Esportes da Secretaria de Educação do munícipio de Mata de São João.

Além de Mata de São João, o Projeto Esporte é Um Direito Humano vai beneficiar as cidades de Lauro de Freitas e Simões Filho, totalizando 90 educadores formados. A iniciativa atenderá 180 crianças, adolescentes e jovens das localidades participantes e realizará um festival de esporte educativo com base na metodologia “Esporte3”.

“Apostamos nessa metodologia, pois acreditamos na educação e no esporte como fatores de inclusão social e desenvolvimento, afirma Leana Mattei, assessora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte.

Fonte: Concessionária Bahia Norte

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.