• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

29/09/2016 15:09

Bahia recebe I seminário sobre Building Information Modeling (BIM)

Projetar um edifício em 3D e promover um planejamento integrado, que vai do esboço do projeto até a fase final da obra, são novidades do Building Information Modeling. A tecnologia também proporciona um acompanhamento eficaz dos custos e cronograma dos serviços. Para difundir o uso do BIM nos trabalhos de construção do estado, a Secretária de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) vai sediar, no dia 06 de outubro, o I Seminário Estadual sobre BIM, no CAB.

 O seminário tem apoio da Seinfra e da Secretaria de Tecnologia e Inovação (Secti). O objetivo é expandir o novo conceito do sistema BIM e oferecer um suporte para os profissionais da área, melhorando a metodologia de trabalho a partir da inovação tecnológica. A plataforma permite que os modelos virtuais sejam elaborados e visualizados como uma maquete eletrônica, em que o usuário pode percorrer os espaços e instalações projetadas.

 Especialistas em construção e tecnologia vão promover palestras e debates sobre a plataforma, que através de desenho digital, colabora no controle das interferências, antecipando problemas que só ocorreriam no canteiro de obras, durante a execução.  O evento é gratuito, e acontece das 13h30 às 18h, destinado a arquitetos, engenheiros e servidores público, além de estudantes e especialistas em TI.  Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.seminarioestadualbim.com.br.

 Tecnologia no Brasil

As tecnologias voltadas para o setor de projetos e construção civil estão se atualizando constantemente e conquistando espaço no mundo. No Brasil, a ferramenta já está sendo utilizada por empresas do setor público, privado e industrial. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2014, exigiu a realização de projetos em BIM para 270 aeroportos regionais. Outras obras no país também foram desenvolvidas com o uso da tecnologia, a exemplo do metrô de São Paulo, a transposição do Rio São Francisco e construção de inúmeros edifícios corporativos.

 I Seminário Estadual sobre BIM

O I Seminário Estadual sobre BIM é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-Ba), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-Ba), Instituto de Arquitetos do Brasil – secção Bahia (IAB-Ba), Sindicato da Industria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba) e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O evento que acontece no auditório da Seinfra vai receber especialistas da área, como Cel. Washington Luke, da Secretaria de Patrimônio da União; o Eng. Rafael Fernandes, da Secretaria de Planejamento do Governo de Santa Catarina e o Eng. Cleiton Rocha, do Tribunal de Contas da União. Empresas de software farão ainda demonstrações do uso do programa. O seminário tem apoio da Secretária de Infraestrutura e da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

 


Fonte: Ascom/Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.