• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

07/10/2016 10:10

Softwares da construção são apresentados a profissionais da área civil e tecnológica

O sistema BIM é uma junção de softwares que trabalham integrados possibilitando melhor qualidade para um projeto de obra. Com cálculos precisos, o sistema reduz custos financeiros e materiais, estimando gastos exatos. Especialistas em obras públicas ministraram palestras sobre a plataforma, no I seminário Estadual sobre BIM, realizado na tarde de quinta feira (06), no auditório da Secretaria de Infraestrutura, CAB.

O Governo do Estado pretende difundir o uso da tecnologia e reduzir gastos públicos. “Faremos todos os esforços possíveis para que órgãos estaduais adotem o BIM como elemento que irá otimizar custos, e incentivaremos a adoção desta ferramenta que tem se mostrado eficaz no projeto e acompanhamento de obras”, afirma o chefe de gabinete da Seinfra, Ivan Barbosa. O BIM, além da precisão, permite aos usuários maior fiscalização e conhecimentos dos espaços e instalações projetadas de obra, desde o esboço até sua fase final.

Durante o evento, o coronel Washington Luke, diretor da Secretaria de Patrimônio da União, apresentou case do uso do BIM, durante o seu trabalho de mapeamento de terrenos pertencentes a União. O coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento do Governo catarinense, Rafael Fernandes, trouxe a experiência da implantação das ferramentas em obras Santa Catarina. E a importância do uso da tecnologia na fiscalização de serviços públicos, foi assunto abordado pelo engenheiro Cleiton Rocha, auditor do Tribunal de Contas da União.

Empresas de software fizeram demonstrações de uso de ferramentas, interagindo com o público presente. A diretora de Infraestrutura científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adriana Argolo, enfatiza a importância do uso do sistema. “A Secti já utiliza ferramentas da tecnologia digital em projetos no parque tecnológico da Bahia e no interior do estado. O resultado é a redução do custo da construção e da manutenção predial.”, disse.

Além dos gestores e órgãos responsáveis pela realização do seminário, estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre elas arquitetos, engenheiros e servidores públicos, especialistas em TI e estudantes. O engenheiro civil, Gabriel Lucena, relata a importância do evento para sua área de atuação. “Aprender sobre novas tecnologias é extremamente relevante, pois elas serão aplicadas em projetos futuros. Vim conferir as novidades, para aprofundar meus conhecimentos e poder contribuir melhor nos trabalhos”.

I seminário Estadual sobre BIM

O I Seminário Estadual sobre BIM é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-Ba), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-Ba), Instituto de Arquitetos do Brasil – secção Bahia (IAB-Ba), Sindicato da Industria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba) e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O seminário contou com o apoio da Secretária de Infraestrutura e da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom/Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.