19/01/2017 11:01

Acessos ao Polo Petroquímico de Camaçari são recuperados

O Polo Petroquímico de Camaçari é um importante vetor de crescimento econômico para a Bahia e representa 20% do PIB do Estado, dado de 2010. Por isso, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está realizando serviços de pavimentação nas principais vias de acesso (Frontal, de Ligação, Eteno, Benzeno e Hidrogênio). Por elas passam mais de 2.250 veículos diariamente e muitos são caminhões que transportam produtos das mais de 90 empresas.

Além de melhorar o escoamento dos produtos, a recuperação asfáltica também vai beneficiar mais de 120 mil habitantes dos municípios de Camaçari, Pojuca, Dias D’Ávila, Mata de São João e Lauro de Freitas. “Esse é um serviço importante e que vai melhorar o tempo de deslocamento dos moradores e dos transportadores. Além disso, atende às sedes municipais e o crescente desenvolvimento nessa área”, pontua Marcus Cavalcanti, secretario de Infraestrutura. A obra tem previsão de conclusão no segundo semestre deste ano e tem um investimento de mais de R$ 6 milhões.

As empresas instaladas no Polo de Camaçari fornecem produtos de alto valor para os mercados nacional e internacional, sendo essencial para sua competitividade dispor de vias de acesso de qualidade. “Assim como aconteceu com a privatização de todo sistema BA-093, que contribuiu para aumentar a atratividade para a região por novos empreendimentos nos últimos anos, a pavimentação das vias de acesso ao Polo será bastante positiva para as empresas ali instaladas e para aquelas com potencial de serem atraídas para esta região de nosso Estado", afirma Jorge Hereda, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

Vias Metropolitanas

Outras três grandes obras na Região Metropolitana de Salvador também estão sendo executadas pela Seinfra e vão melhorar o cotidiano da população. São elas: a Via Atlântica e a Estrada da Cascalheira, em Camaçari, e a Via Metropolitana, em Lauro de Freitas.

As obras da Via Atlântica (BA-530), conhecida como Estrada da Cetrel, acontecem do início da via (em Camaçari) até o entroncamento com a BA-099 (Estrada do Coco) e tem previsão de conclusão este ano. A Estrada da Cascalheira (BA-531), importante ligação entre a cidade de Camaçari e o Litoral Norte, está em processo licitatório para ser restaurada e pavimentada. Já a Via Metropolitana, que ligará a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco, a BA-099, está com 73% de conclusão e conta com mais de mil operários trabalhando.

Fonte: Ascom Seinfra/SDE