• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

23/01/2017 10:01

Formosa do Rio Preto recebe obras do Governo

Neste sábado (21), o governador Rui Costa entregou no município de Formosa do Rio Preto trecho recuperado de 78 quilômetros da BA-255, ligando a BR-135 ao distrito de Coaceral, que se destaca na economia do Norte-Nordeste pela produção de soja. Participaram das entregas o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, e os secretários de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Estrada de Coaceral


Segundo Rui, a finalidade das obras nas estradas é melhorar a vida das pessoas e as condições de saúde, transporte e produção. O governador afirmou que, ainda este ano, BA-255 vai começar a receber uma pavimentação mais resistente. “Nós temos um contrato com o Banco Mundial para fazer várias estradas aqui. Vamos iniciar ainda este ano a colocação do CBUQ nesta estrada, pela qual transitam caminhões pesados, para que ela dure muitos anos”.

O motorista Nivan Santiago faz transporte escolar e passa todos os dias pela BA-255. “Esta rota é muito importante para o escoamento agrícola e antes era muito buraco, sempre tinha carreta quebrada. Eu faço este transporte aqui, passo com os estudantes, e melhorou muito. É também economia, não tem mais negócio de pneu estourado, carro quebrado. O trecho de quase 80 quilômetros que a gente fazia em mais de três horas, agora faz em 50 minutos”. Foram investidos na estrada R$ 13 milhões, beneficiando aproximadamente 210 mil habitantes.

Inauguração


Sistema de abastecimento

Quatro novos sistemas de abastecimento de água também foram inaugurados, no oeste baiano, na divisa com o estado do Piauí. Rui Costa disse que água é prioridade absoluta na sua administração. “O governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos e fez o maior investimento em água na história da Bahia. E nós queremos bater este recorde, porque água significa vida e saúde. Agora nós queremos que a Embasa faça a ampliação para que todas as casas do município recebam água tratada”. Os quatro sistemas de abastecimento inaugurados beneficiam as comunidades de Arroz de Baixo e de Cima, Lagoinha, Morro Pelado, Vazante e Araçás, atendendo milhares de baianos, e receberam investimentos de quase R$ 3 milhões.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, "a entrega deste sábado oferece à comunidade água potável com qualidade, trazendo mais saúde para a população. E já temos a promessa de ampliação da rede para mais 300 unidades habitacionais", garantiu.

O agricultor Hélio Alves tem, 71 anos, mora em Arroz de Cima e diz que nunca passou 30 dias fora do distrito, nem havia visto água chegar às torneiras da localidade. “Muda muita coisa, beneficia a saúde da gente, na arrumação da casa, sem água a gente não vive. O lugar mais perto para buscar água era 200 metros de casa. E para lavar roupa ia lá no rio, de carroça, distante 11 quilômetros. Agora não tem mais isso, a água tem na nossa casa”.

Fonte: SECOM / GOVBA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.