30/01/2017 16:01

Implantação de fibra ótica leva desenvolvimento econômico e social para 40 municípios

Os municípios localizados no entorno da Estrada do Feijão vão ter acesso a internet de alta velocidade. Isso porque a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) fará a concessão de uma faixa da BA-052, com 459 km, para instalação de infraestrutura física destinada a passagem e compartilhamento de cabos de fibra ótica. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2017.

A implantação dos cabos, que poderá ser feita de forma subterrânea ou aérea, ocorrerá desde a Rodovia BA-052, no trecho do entroncamento com a Rodovia BR-116, até o Município de Xique-Xique. São 40 cidades que vão contar com maior perspectiva de desenvolvimento econômico e social. Esse projeto pioneiro, feito em parceria entre a Seinfra e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai proporcionar maior qualidade na comunicação para serviços essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública.

A empresa que ganhar a licitação para a exploração comercial terá que dar como contrapartida o fornecimento de serviços de banda larga e internet em, no mínimo, 160 pontos de acesso de interesse do Estado, nos municípios do entorno da rodovia. “A velocidade na internet vai permitir uma inclusão digital maior e rapidez maior na troca e acesso de informações em hospitais, delegacias e órgãos municipais, por exemplo, e mais de 500 mil cidadãos serão beneficiados”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

O edital foi lançado nesta segunda-feira, 30 de janeiro, e o resultado será divulgado em março. A empresa vencedora será a que ofertar mais pontos de acesso para o Estado e a previsão é de que as obras iniciem ainda no primeiro semestre deste ano. A concessão terá um prazo de 10 anos que poderá ser prorrogável por igual período. Tanto a Seinfra quanto a Secti farão o acompanhamento e a fiscalização do contrato de concessão.

Bahia Mais Digital

O Programa, que tem como objetivo prover as unidades da administração estadual com conexão de alta velocidade, está em fase inicial. Orgãos, autarquias e unidades pertencentes à administração estadual, e no território baiano, serão dotadas de fibra ótica, por meio do programa Bahia Mais Digital. De acordo com o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Rodrigo Hita, o projeto vai melhorar consideravelmente o serviço prestado pelo governo à população de toda a Bahia. "Vamos levar o Bahia Mais Digital para todo o estado. Nesta primeira etapa, que está sendo concluída em Salvador, temos os primeiros 300 pontos de fibra ótica. Em paralelo, já demos início à segunda etapa. Nossa expectativa é que no decorrer de 2017 outras 200 ligações sejam efetuadas, totalizando 500 pontos na capital baiana”, ressalta.

Fonte: Ascom Seinfra/Secti