• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

29/09/2017 11:09

Gás natural já atende 50 mil domicílios baianos

Na Bahia, 50 mil residências já fazem uso do gás natural. Essa marca acaba de ser alcançada pela Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás. O crescimento do número de clientes da Companhia, nos últimos anos, é digno de registro.

Eram apenas 1.151, em 2006. Esse quantitativo veio aumentando exponencialmente, ano após ano, alcançando mais de 60 mil contratos assinados e quase 51 mil clientes consumindo o energético. Considerando que cada domicílio tem em média três residentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 150 mil pessoas já são impactadas pelos benefícios do gás natural nas suas residências.

A Bahiagás, maior concessionária do Norte-Nordeste no segmento e quarta maior distribuidora de gás natural do Brasil, é a responsável pelo provimento do energético em todo o estado da Bahia. Atualmente, fornece o combustível para 21 municípios, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico. Os destaques são a indústria e o setor residencial.

Este segmento desponta como o principal responsável pela elevação do número de clientes da Companhia. Os resultados colocam a Bahia como o maior consumidor do energético no setor residencial, fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, estados com tradição centenária na distribuição de gás natural. Somente em 2016, foram ligados 6.661 novos domicílios, nos três municípios onde a Bahiagás atende residências (Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas), gerando um faturamento bruto de mais de R$ 13 milhões no ano. A Companhia possui, mais de 370 km de rede de dutos implantados em áreas urbanas.

Na indústria não é muito diferente, o setor é responsável pelo maior consumo da Companhia, utilizando 92% do gás natural distribuído no estado. A Bahia figura em primeiro lugar no Brasil, em participação do gás natural na matriz energética industrial. 30% de toda energia consumida na indústria baiana é provida pela Bahiagás.

Desenvolvimento - A receita para o alcance destes resultados, segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, "é aliar a expansão de mercado ao programa estratégico de crescimento e fortalecimento da Companhia". Gavazza explica que o planejamento da Bahiagás é baseado em três frentes de atuação: "a interiorização das atividades, a massificação e a diversificação do uso do gás natural".

O Plano de Investimentos da Companhia aponta para a capilarização da sua rede de distribuição, visando alcançar um número cada vez maior de baianos, com segurança, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. "A Bahiagás se consolida como um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e social do estado da Bahia", conclui Gavazza.

Fonte: Ascom / Bahiagás

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.