29/11/2017 16:11

Governo discute novas oportunidades de negócios com a França

Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Rui Costa participou da reunião da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB), em Salvador, na qual discutiu oportunidades de negócios, nas áreas industrial, comercial e de infraestrutura, e investimentos entre a França e a Bahia. O encontro teve por finalidade estreitar ainda mais as relações comerciais entre o país europeu e o estado baiano. Também foi discutida a possibilidade de a Bahia atrair novos parceiros franceses. Atualmente, o estado conta com investimentos de nove empresas da França que atuam nos setores petroquímico e de energia.

Reunião Câmara Comércio França
Foto: Carol Garcia/GOVBA

"Nós tivemos a oportunidade de apresentar todas as oportunidades de negócios no estado inteiro, em todas as regiões, e eles demonstraram bastante interesse. Muitas das empresas francesas já estão instaladas na Bahia, nos setores de energia solar e de energia eólica, e esperamos ter conquistado hoje mais projetos e mais participação francesa. Eu saio bastante otimista da reunião, esperando que isso se materialize, num prazo curto, em novos investimentos", afirmou Rui Costa.

O governador ainda aproveitou para pontuar os investimentos de grande porte que estão sendo realizados no território baiano, por meio de parceria público-privada [PPP]. Somente neste ano, o estado já recebeu a implantação de R$ 33,6 bilhões em investimentos nos mais diversos segmentos.

Ao ressaltar o potencial da Bahia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, enfatizou que o "estado é super atraente para investidores, seja pelo potencial de mercado, pela beleza natural ou qualidade da nossa mão de obra. Além disso, já existem muitas empresas francesas instaladas em nosso território e, evidentemente, promovemos esses encontros para ampliar essa parceria".

O presidente da CCIFB, Maxime Rabilloud, afirmou que a discussão foi produtiva e que a Bahia tem um potencial muito grande a ser explorado."Já tem várias empresas francesas de porte investindo no estado, e, mais uma vez, constatamos que há interesse claro e genuíno de olhar os investimentos e potencialidades da Bahia".

Participaram ainda da reunião o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, representantes de 10 empresas francesas; e os secretários estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça.

Fonte: Jairo Gonçalves