• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

21/12/2017 14:12

Bahia Norte finaliza passagem subterrânea que liga Via Metropolitana à BA-099

A Concessionária Bahia Norte está finalizando a passagem subterrânea que liga a futura Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas com a Estrada do Coco (BA-099), sentido Litoral Norte. A estrutura possui 190 metros de comprimento, mais de 400 estacas e consumiu cerca de 125 toneladas de aço e aproximadamente 950m3 de concreto.

Para contribuir com a fluidez no trânsito no período de festas, quando aumenta consideravelmente o fluxo de veículos em direção às praias do litoral norte, a Bahia Norte vai reduzir intervenções e sinalizações de obra implantadas no perímetro. "Nossa expectativa é que, neste final de semana, os motoristas já se deparem com um novo cenário nesse trecho. Estamos caminhando para a conclusão da Via Metropolitana e a finalização dessa passagem é um marco importante atingido na obra", comenta Wagner Magalhães, gerente de engenharia da concessionária.  

As obras da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas já atingiram 87% de avanço. Atualmente, 541 operários e 152 máquinas estão concentradas na terraplenagem, pavimentação e sistema de drenagem do trecho que faz a intercessão com a BA-526 (CIA-Aeroporto). Além disso, estão em fase de acabamento as alças de interligação com a BA-526, as pontes sob o Rios Paranamirim e Joanes, os viadutos sob a Avenida Gerino de Souza, acima da estrada do Quingoma e sob a estrada do Capelão.

Com investimento de R$ 220 milhões, o projeto conta com pista dupla, sendo duas faixas por sentido de tráfego, canteiro central, 11,2 km de extensão e uma praça de pedágio, sentido Salvador. Os usuários também vão ter à disposição atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico ao longo da ligação viária. A Via Metropolitana deve reduzir pela metade o tráfego do atual trecho urbano da BA-099, o que aliviará o sistema viário composto pelo trecho norte da Avenida Paralela, a Avenida Dorival Caymmi e o Complexo 2 de Julho, no município de Lauro de Freitas. A nova via também diminuirá consideravelmente o trânsito em torno do Aeroporto Internacional de Salvador, assim como o tempo de percurso entre o Litoral Norte do Estado e a capital Salvador.

Fonte: Concessionária Bahia Norte

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.