• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

28/02/2019 09:02

Metrô e ônibus metropolitanos terão esquema especial durante o Carnaval

O sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas e as linhas metropolitanas, que utilizam os terminais de integração, terão horários especiais durante o Carnaval, entre os dias 1º (sexta-feira) e 6 (quarta-feira de Cinzas). A medida do Governo do Estado, através da Agerba/Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) , em parceria com CCR Metrô Bahia e as empresas de ônibus metropolitanos, vai dar mais mobilidade aos usuários do transporte público que vão curtir ou trabalhar na folia.

Nestes dias, o metrô terá o horário de embarque na estação Lapa antecipado em uma hora, começando a receber passageiros a partir das 4h com desembarque em todas as demais estações. A partir das 5h, o embarque passa a ser feito também nas demais estações, como já acontece normalmente. O serviço funciona até a 00h. Esse será o primeiro Carnaval em que o sistema contará com a Estação Aeroporto, que permitirá que o turista siga do terminal aeroportuário da capital diretamente para os circuitos da folia, utilizando o metrô.

Ônibus metropolitanos

As linhas metropolitanas que atendem as cidades de Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas e Camaçari contarão com esquema especial. Para atender aos usuários do metrô que utilizam os terminais de integração no Retiro, Mussurunga e Aeroporto, os horários serão estendidos até a chegada do último trem. No Retiro, as linhas 869I (Simões Filho), 809 (Candeias) e 872 (Mapele/Ilha de São João) vão funcionar aproximadamente de 4h até 1h da manhã do dia seguinte.

Em Mussurunga a operação é especial para a linha 808I (Camaçari / Via Parafuso), que também aguardará a chegada do último trem do metrô, estimada neste terminal a 00h40. Os ônibus para Camaçari saem por volta de 01h. Já as linhas para o terminal Aeroporto, 883A3 (Vida Nova/Via Pq São Paulo), 883A (Vida Nova/Via BA 099) e 885 (Vila de Abrantes) sairão por volta de 01h da manhã. As demais linhas que atendem aos três terminais seguem o quadro de horário correspondente ao dia de sábado.

Na Avenida Suburbana, a operação especial se dá para a linha 815 (Simões Filho x Terminal da França), com o último veículo saindo do terminal a 00h. Na Orla Marítima, as linhas 841 (Vilas do Atlântico/Praça da Sé) e 846 (Lauro de Freitas x Lapa / Via Itinga) terá sua operação prolongada, com início às 3h30 até 1h30 do dia subseqüente saindo da Praça Cayru, no Comércio. O ponto final foi alterado devido aos bloqueios das vias no entorno dos circuitos. A linha 855A (Vida Nova x Barra/Via Itinga) realiza operação especial com início às 3h40 até 00h30 do dia subseqüente, saindo também da Praça Cayru. As linhas 884 (Vila de Abrantes x Lapa) e 884A (Jauá x Barroquinha) seguem o quadro de horário do dia de sábado, retornando pela Av. Garibaldi à partir das 20h.

Uma equipe técnica da Agerba irá acompanhar a operação em todos os terminais, com fiscais atuando diuturnamente. Parte fundamental do sistema de transporte, o passageiro é um verdadeiro parceiro da agência na fiscalização. Reclamações, sugestões e denúncias podem ser direcionadas aos fiscais, ou ainda podem ser registradas através da Ouvidoria pelo telefone gratuito 0800-071-0080 e e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.

Fonte: Ascom / Agerba e Sedur

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.