14/05/2019 17:05

Desatenção é causa de quase 50% dos acidentes na Estrada do Coco

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, realiza, durante todo o mês de maio, uma série de ações de conscientização para a segurança nas estradas entre motoristas e moradores da região da BA-099. A iniciativa faz parte do Programa Atitude Segura & Gentileza e do Movimento 'Maio Amarelo', que neste ano tem como tema "No trânsito, o sentido é a vida".

Em 2018, 48% dos acidentes no trecho sob concessão da empresa (entre a Ponte do Rio Joanes, em Camaçari, e a entrada de Praia do Forte, em Mata do São João) foram causados por desatenção na rodovia devido ao uso de celular e o cansaço no volante.

O Maio Amarelo propõe o envolvimento de toda a sociedade em ações e reflexões sobre a necessidade de um trânsito mais seguro. Durante o mês, a praça de pedágio da BA-099 será iluminada de amarelo em referência ao movimento. Cerca de 20 mil usuários serão impactados diariamente. As campanhas também se estenderão às redes sociais da CLN no Instagram (@litoralnorte.ba) e no Twitter (@LitoralNorte), com postagens de vídeos e imagens educativas.

A conscientização sobre uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade nas estradas, ingestão de álcool e atenção ao atravessar ruas e rodovias serão trabalhadas também através da distribuição de panfletos na praça de pedágio. Vídeos serão veiculados nos painéis de LED em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT). Além disso, o Conito, mascote da CLN, estará presente nas ações com a STT.

"O Movimento Maio Amarelo é altamente relevante para o nosso negócio e somos parte dele há anos, pois entendemos que ações voltadas para a sensibilização das pessoas para um trânsito seguro é fundamental para a garantia da vida", destacou o coordenador de comunicação e sustentabilidade da CLN, Loran Santos.

Prevenção

Durante o período, a CLN vai abordar, com mais frequência, os cuidados a se tomar antes de realizar uma viagem. É recomendável que o motorista não utilize o celular enquanto dirige, respeite a sinalização e os limites de velocidade, e descanse antes de pegar no volante.

É necessário também realizar a manutenção preventiva do veículo conferindo o estado de pneus (inclusive o reserva), cinto de segurança, faróis, luzes de freio e pisca-alerta. Também é recomendável que sejam verificados níveis de óleo e água, amortecedores e que os carros tenham sempre triângulo, macaco e chave de roda em condições de uso.

"A CLN vem ao longo do tempo disseminando entre seus colaboradores e usuários as principais orientações de segurança no trânsito, como as regras de ouro, que são: jamais utilizar celular enquanto se está dirigindo e nunca misturar álcool e direção.", completa o gerente de operações, Daniel Ovalhe.

Sobre a CLN

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa Invepar Rodovias, administra a rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos Estados da Bahia e de Sergipe, com extensão total de 217km, entre 183km de rodovias e 35km de vias de acesso. A concessionária presta serviço para o Governo do Estado da Bahia e é fiscalizada e regulamentada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Atualmente, a empresa gera cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Fonte: Ascom / Concessionária Litoral Norte