• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

27/05/2019 12:05

Novo aeroporto será construído em Bom Jesus da Lapa

O edital de licitação para a construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa tem a previsão de ser publicado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no mês de junho. A etapa irá definir a empresa que fará a obra do equipamento. O projeto já foi concluído e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a implantação na última sexta-feira (17). A previsão é de que o processo licitatório seja finalizado no mês de agosto. 

O terminal aeroviário ficará localizado em uma nova área patrimonial e vai contribuir com o desenvolvimento econômico da região. A implantação visa atender a necessidade para o tráfego com aviação geral e regular. Para isso, o projeto inclui a implantação de uma pista de pouso e decolagem com 1.550m por 30m de largura. Está previsto também as atividades com aviões cargueiros para contribuir na exportação da produção de frutas para diferentes países. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. 

O município de Bom Jesus da Lapa, no Sertão Produtivo, se destaca pelo turismo religioso, com a participação de fieis na romaria, e também pela presença de parques solares. A cidade com cerca de 69 mil habitantes chega a receber 2,5 milhões de turistas por ano, de acordo com a administração do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sobre a energia renovável, o município possui 8 empreendimentos que geram energia elétrica a partir da fonte solar no estado.  

"Por conta do envolvimento com a malha urbana, não existe a possibilidade do atual aeroporto de Bom Jesus da Lapa operar com a aviação regular devido às restrições operacionais. Um novo equipamento capaz de receber voos comerciais deve ampliar a demanda de visitantes interessados em conhecer o município e a atração de mais investimentos em parques solares fotovoltaicos", destaca o secretario de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Acesso ao novo aeroporto

Atualmente, está em processo de licitação para definir a empresa que irá elaborar o projeto para a pavimentação do acesso ao novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa. O serviço será feito em aproximadamente 6 km da rodovia e ligará o entroncamento da BR-430 ao equipamento.

Fonte: Ascom / Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.