• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

28/05/2019 13:05

Infraestrutura é destaque em mesa programática do PPA 2020/2023

As principais políticas de infraestrutura para o desenvolvimento da Bahia foram discutidas nesta segunda-feira (27), em mesa programática do Plano Plurianual Participativo (PPA 2020/2023), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Representantes de oito secretarias dialogaram sobre metas, prioridades e parcerias que vão orientar o governo nos próximos quatro anos.

"O PPA é um instrumento que abriga todas as políticas públicas pensadas e implementadas pelo Governo da Bahia para melhorar a vida das pessoas. Já tivemos mesas sobre segurança pública, recursos hídricos, cultura, igualdade racial e políticas para mulheres. Hoje discutimos a infraestrutura do estado, um dos temas mais importantes para o desenvolvimento. Esse é um trabalho de alinhamento dos diversos instrumentos de planejamento que o Estado dispõe", explicou o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy.

A mesa abordou obras de construção e recuperação de estradas, pontes, ferrovias e dos aeroportos de Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. Também foram discutidas a ampliação da capacidade do Porto de Aratu para exportação de produtos agrícolas e a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT), que vai ligar Salvador a Simões Filho. 

Participaram do encontro representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur) e do Meio Ambiente (Sema).

A assessora de Planejamento e Gestão da SDE, Lêda Oliveira, destacou que o alinhamento ajuda a melhorar resultados. "Quando nós estamos elaborando um projeto de lei, estamos conversando com a sociedade. É importante esse alinhamento com todas as secretarias para definirmos o que iremos fazer e encontrarmos a melhor forma de execução, cortando custos e dando mais eficiência e celeridade ao processo".

Calendário

As mesas programáticas serão realizadas até 10 de junho, no auditório da Seplan, sempre discutindo os planejamentos estratégicos organizacionais e a integração dos compromissos pactuados. Nesta terça-feira (28), a partir das 9h, será a vez do tema 'Ciência, Tecnologia e Inovação'. 

As próximas mesas vão discutir 'Saúde' (29/5), 'Desenvolvimento Urbano e Rede Cidades' (30/5), 'Desenvolvimento Rural' (31/5), 'Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho' (3/6), 'Educação' (4/6), 'Meio Ambiente e Sustentabilidade' (5/6), 'Desenvolvimento Produtivo' (6/6), 'Assistência Social e Garantia de Direitos' (7/6) e 'Gestão Governamental' (10/6).

Fonte: Tácio Santos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.