• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

21/11/2019 16:11

Bahia pode ser contemplada com novos empreendimentos em leilão de transmissão

Em 2019, a Bahia passou a ser líder na geração de energia elétrica a partir da fonte eólica no país. Os parques eólicos do estado geraram 12.768,32 GWh entre janeiro e setembro deste ano. As linhas de transmissão tem papel fundamental no escoamento de toda produção energética e será o tema da 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe. O evento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo, em Salvador.

No encontro serão abordados assuntos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai apresentar o acompanhamento do plano de ações relacionado à última reunião, além dos serviços que foram concluídos no 1º semestre de 2019, os empreendimentos de destaque, e os que serão outorgados nos territórios baiano e sergipano. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também participará apresentando os estudos de planejamento energético para ambos estados da região Nordeste.

"No leilão de transmissão, que será realizado em 19 de dezembro, existem quatro lotes que visam atender às demandas de energia elétrica da Bahia. Dentre eles, podemos destacar as obras de empreendimento para a região Oeste baiana e, também, de infraestrutura para atendimento e garantia de suprimento da região Metropolitana de Salvador", destaca Celso Rodrigues, superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra.

Energia Renovável

Na Bahia, aproximadamente 90% de capacidade instalada para geração de energia elétrica tem origem no sol, no vento, na água ou na biomassa. Atualmente, o estado possui 165 parques eólicos em operação comercial com 4,034.39 MW de capacidade instalada. Na fonte solar, são 27 empreendimentos com 681.73 MW de potência instalada. Na energia hidroelétrica, são 36 empreendimentos que somam 5.717,79 MW de capacidade instalada. Na biomassa, são 7 usinas termelétricas com 520,25 MW de potência instalada.

Serviço:

O que: 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe
Quando: Sexta-feira (22)
Horário: 9h
Onde: Auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo

Fonte: Ascom / Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.