08/01/2021 17:01

Inaugurações e investimentos do Governo do Estado em Santo Estêvão somam cerca de R$30 milhões

O governador Rui Costa esteve em Santo Estêvão, na manhã desta sexta-feira (8), para fazer uma série de entregas e assinaturas, que envolvem aproximadamente R$30 milhões em investimentos. Destaque para as intervenções de infraestrutura, inclusive a inauguração da pavimentação do trecho que liga a sede ao distrito de Sítio do Aragão, há muito desejada pela população.

"Todos os municípios dessa região são beneficiados com os investimentos em infraestrutura, com a recuperação das chamadas estradas vicinais. Fizemos investimentos também de esgotamento sanitário, abastecimento de água, na área cultural e nas escolas", afirmou o governador.

Com seis quilômetros de extensão, a pavimentação feita pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) no acesso ao povoado de Sítio do Aragão contou com investimento superior a R$4 milhões.

Um dos beneficiados é o lavrador Antônio Paixão, que mora na localidade e trafega de moto para a sede com bastante frequência. "O tempo de deslocamento melhorou muito e acabou a buraqueira. Essa obra aqui foi uma maravilha", celebrou.

Além disso, 13 vias do bairro Lagoa do Capim foram beneficiadas pela colocação de paralelepípedos e pela realização do serviço de drenagem. As ações foram executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e receberam recursos da ordem de R$1,1 milhão.

A agenda envolveu, ainda, a entrega oficial da obra de drenagem da Avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, que também foi feita pela Sedur, desta vez, com um investimento de R$418 mil.

Ainda no segmento de infraestrutura, foi autorizado por Rui, com a assinatura de uma ordem de serviço, o início das obras de melhoria em estradas vicinais que cortam diversos municípios, inclusive Santo Estêvão, beneficiando diretamente 316 mil baianos. Nesta ação, em que o investimento ultrapassa R$21 milhões, estão envolvidos os serviços de sinalização e revestimento primário; de bueiro tubular de concreto, bueiro capeado, passagem molhada, pontes, melhoria de greide e drenagem.

O titular da pasta da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta que se trata de uma ação pioneira. "A iniciativa envolve 16 municípios. Faremos mais de 200 intervenções localizadas, configurando um programa pioneiro no Brasil, que está em conjunto com a atenção a 1.580 pontos de estrada, sem contar os pontos críticos, garantindo escoamento do pequeno produtor baiano", enfatizou o secretário.

Com mais de R$1 milhão em recursos, Rui também autorizou a  implantação da extensão de rede de iluminação pública da Avenida Paraguaçu, do trecho de 14 quilômetros que vai da sede ao Porto Castro Alves.

Água

Outra prioridade de gestão, o abastecimento de água também integrou a agenda em Santo Estêvão. Realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), via Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, as melhorias envolveram ampliação da rede de distribuição de água para as localidades de Baraúnas e Poço Escuro.

Outras entregas

Ainda no município, Rui participou dos atos de inauguração da Clínica de Nefrologia, cujo funcionamento será custeado pelo Estado; da Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura. O governador finalizou a agenda visitando as obras de construção do novo Centro de Eventos, o Colégio Estadual Polivalente de Santo Estêvão, e o  Colégio Estadual Professora Edite Ferreira Fonseca.

Fonte: Renata Preza