• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

11/01/2021 15:01

RH Bahia gera mais de 200 mil atos em 2020 e garante produtividade de rotinas de RH durante pandemia

Ao longo de 2020, o RH Bahia, sistema informatizado de gestão de pessoas do Estado, viabilizou a realização de aproximadamente 4,2 mil autorizações de pagamento e a geração de mais de 201 mil atos relacionados à vida funcional dos servidores estaduais - como nomeações, exonerações, concessões de licença prêmio e movimentações internas. Em paralelo, o Portal do RH Bahia recebeu 3,9 milhões de visitas de servidores ativos, inativos e pensionistas, que utilizaram o ambiente para programar férias, solicitar licenças, consultar contracheques e informe de rendimentos, entre outros serviços.

Os números demonstram o impacto do sistema informatizado nas rotinas de gestão de pessoas do governo baiano em um ano atípico, no qual a automatização dos processos ganhou ainda mais importância diante das exigências de distanciamento social adotadas para evitar a disseminação do coronavírus. Entre rotinas impactadas, estão, por exemplo, procedimentos relacionados a processos de nomeação, movimentação, substituição, avaliação de desempenho, aposentadoria e pensão.

Na opinião do gestor de negócios do RH Bahia Wilson Freitas, o sistema - que viabilizou, em janeiro de 2019, a automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado - teve importância decisiva para a manutenção da produtividade das equipes de RH este ano, em especial nos períodos em que as unidades estaduais precisaram atuar com parte de seus profissionais em regime de home office.

Evolução

Os desafios da pandemia também não impediram que a própria equipe RH Bahia investisse em projetos de melhoria. "Com o sistema estabilizado, nosso foco foi partir para a evolução", conta o gestor, ao ressaltar o lançamento no início do mês de dezembro de 2020 da versão 2.0 do Portal de Serviços do RH Bahia, com layout responsivo e conteúdos informativos e de orientação concebidos para aprimorar a experiência dos usuários.

De acordo com o gestor, as novidades estão só começando. "A nossa meta é que, até o final de 2021, todos os serviços da área de RH passem a ser realizados através do RH Bahia, reduzindo a quase zero a necessidade do ingresso de requerimentos por meio de processos físicos, e tornando-o o meio mais eficiente de comunicação e prestação de serviços entre o órgão e seus servidores, sejam eles gestores ou não", ressalta.

Iniciativa inédita na administração pública nacional, o RH Bahia é uma versão customizada do módulo de Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional fabricado pela alemã SAP AG. De acordo com a própria fabricante, trata-se do maior projeto de implantação desta solução na América Latina.

Ao entrar em ambiente de produção, o sistema gerou impacto nas rotinas de mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios do Estado. Outro diferencial da ferramenta é a sua complexidade, decorrente da necessidade de adaptação às especificidades da administração de pessoal em 66 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Fonte: Ascom / Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.