• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

10/01/2022 09:01

Consulta pública para construção de Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento segue até a próxima sexta-feira (14)

A construção do Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), proporcionará a ampliação da capacidade de recepção de passageiros vindos do Brasil e do exterior e, também, no transporte de frutos do mar para Ásia e América do Norte. Para contribuir na elaboração do edital de licitação, as pessoas e as empresas interessadas na concessão e construção do equipamento podem participar da consulta pública até a próxima sexta-feira (14). As sugestões devem ser enviadas por e-mail no endereço aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br ou para o setor de Protocolos da Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A Costa do Descobrimento, conhecida pelas belas praias como Arraial D'Ajuda e Trancoso, é a 2ª maior zona turística baiana em número de visitantes recebendo cerca de 2 milhões de pessoas por ano, atrás apenas da Baía de Todos os Santos, com 4,8 milhões ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O aeroporto a ser implantado irá substituir o de Porto Seguro, que tem a movimentação média anual de 1,8 milhões de passageiros, e não pode mais ser ampliado por causa do crescimento da malha urbana no entorno. Com o começo da operação, a estimativa é aumentar esse número para 4,5 milhões de pessoas que embarcam e desembarcam pelo local até 2032.

O novo equipamento irá operar com aviação regular e geral e receberá aeronaves com capacidade para até 220 passageiros. A pista de pouso e decolagem terá 2.400m por 45m podendo chegar a 3.000m por 45m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m². A próxima etapa do processo será a audiência pública, que ocorrerá na segunda quinzena deste mês. Após a audiência, o aviso de licitação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE). A previsão de duração da obra é de cinco anos após o início da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital será responsável pela gestão do atual aeroporto de Porto Seguro.

O aeroporto será o quarto a ser construído no estado nos últimos anos, junto com Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. "Além da aviação regional baiana, a implantação do equipamento beneficiará economicamente a região da Costa do Descobrimento. Primeiramente, o turismo sendo a principal atividade econômica da região. A outra é o transporte nacional e internacional de cargas para outras partes do mundo" destaca Marcus Cavalcanti, Secretário de Infraestrutura.

Fonte: Ascom / Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.