• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

25/11/2022 16:11

Projeto do Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento será apresentado na Bolsa de Valores

O projeto de concessão do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento será apresentado na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 29 de novembro, para investidores nacionais e internacionais, às 14h. O Road Show tem o objetivo de atrair interessados em realizar a obra e administrar o equipamento aeroportuário. Uma equipe técnica composta por representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), incluindo o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o superintendente de Planejamento em Logística e Transportes, Mateus Dias, e o diretor de Terminais, Dênisson de Oliveira, e da BahiaInvest, representada pela diretora de operações Camila Aguiar, fará a exposição das informações do projeto e da modelagem econômica.   

De acordo com o secretário Marcus Cavalcanti, o novo aeroporto vai possibilitar a ampliação de voos na malha baiana, além de conectar a região da Costa do Descobrimento com a Europa e Estados Unidos. "Hoje, o Aeroporto de Porto Seguro é um dos equipamentos regionais mais movimentados do Brasil, chegando a ocupar a terceira posição em movimentação no Nordeste. Mas, com o crescimento da malha urbana no entorno, não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes, além dos internacionais provenientes da América do Sul". Após o Road Show, a próxima etapa é a realização da licitação prevista para ser lançada ainda no mês de dezembro.

"A zona turística Costa do Descobrimento tem vocação natural para a atividade turística, seja pela sua importância histórica, cultural e gastronômica ou pelas belezas naturais. Além disso, tem uma infraestrutura turística implantada e a chegada do novo aeroporto potencializa esta zona como um dos principais destinos do país", pontuou o titular da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Maurício Bacelar.

Concessão

O projeto de concessão do novo aeroporto internacional prevê a construção, operação, manutenção, administração e exploração comercial do equipamento, no município de Santa Cruz Cabrália. Além disso, contemplará também as obras de adequação e da operação, manutenção, administração e exploração temporária do atual aeroporto de Porto Seguro. A concessão terá duração de 33 anos, sendo cinco para a construção do equipamento.

Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de quatro milhões de passageiros por ano. São previstas ampliações nas fases seguintes, acompanhando o crescimento da demanda, após o início de sua operação. O investimento previsto para a construção e operação do equipamento é de R$ 7.6 bilhões. O evento será conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro e poderá ser acompanhando pelo endereço www.tvB3.com.br.

Fonte: Ascom / Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.