04/04/2023 15:04

Rodoviária e Ferry preparam operação especial para o feriado de Semana Santa

Durante o feriadão de Semana Santa estima-se que aproximadamente 71 mil pessoas deixem a capital com destino ao interior do estado. Por isso, entre a quarta-feira (5) e a segunda-feira (10) o terminal rodoviário de Salvador irá contar com reforço em suas principais operações. Além dos 540 horários diários regulares, a Agerba autorizou a operação de 100 horários extras no período. Outros horários extras poderão ser ofertados pelas empresas intermunicipais, caso a demanda aumente.

O número de passageiros esperados para o feriado deste ano é 17,39% superior ao número registrado em 2022, quando 59,6 mil pessoas utilizaram o terminal. Já em comparação ao ano de 2019, último ano com operação regular de transporte rodoviário antes da pandemia pelo Coronavírus, o número é 12% inferior ao registrado. Neste ano, entre as cidades mais procuradas pelos passageiros estão cidades do sul e extremo sul como Porto Seguro, Itacaré, Itabuna, Teixeira de Freitas, além de Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Lençóis. As cidades da região metropolitana e todo Recôncavo Baiano também são opções de muitas pessoas que deixam a capital no período.

Nos principais terminais e estradas da Bahia, a agência reguladora irá realizar fiscalização dos transportes, para inibir o transporte irregular e verificar como as empresas do sistema intermunicipal estão prestando serviço à população. Em caso de ocorrências, denúncias, reclamações, dúvidas e sugestão, os passageiros devem entrar em contato através da ouvidoria da Agência, pelo telefone 08000710080 (ligação gratuita).

Ferry-boat

No sistema de travessia que liga Salvador e Itaparica, a operação especial tem início na quinta-feira (6) e se encerra na terça-feira (11). Neste período o Sistema Ferry-Boat irá ofertar horários extras sempre que possível nos momentos de maior fluxo. É importante ressaltar que a resolução Agerba que suspense o embarque de veículos pesados aos finais de semana e feriados continua em vigor, e em função disso, neste feriadão de Páscoa das válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno ficam suspensas travessias de caminhões no sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho. Já no sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte.

Fonte: Ascom / Agerba