• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

29/06/2018 11:06

Concessão do novo Aeroporto de Vitória da Conquista será licitada

As obras do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, no centro-sul baiano, estão em ritmo acelerado e mais um importante passo foi dado para dar início a sua operação. O aviso de licitação da concessão pública do equipamento será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, deste sábado (30). A licitação será realizada no dia 09 de agosto de 2018, às 14h, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), em Salvador.

A empresa que ganhar a licitação será responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos. A concessionária também deverá adquirir, instalar e implantar equipamentos obrigatórios de auxilio a navegação. Uma audiência pública foi realizada em abril, quando a população e representantes de concessionárias deram contribuições sobre o edital.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é responsável pela construção do equipamento no sul baiano que visa atender a uma necessidade de ampliação da estrutura devido ao crescimento da demanda de passageiros e aeronaves na região. O atual aeroporto foi afetado por conta do crescimento da zona urbana em seu entorno e comprometeu o Plano Básico de Zona de Proteção. O investimento total da obra é de 145 milhões de reais com financiamento dos governos federal, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e estadual.

Atualmente está em andamento a construção do terminal de passageiros. As importantes etapas como a implantação da pista e pouso e decolagem e da seção contra incêndio (SCI) já estão concluídas. "Vitória da Conquista tem mais de 348 mil habitantes e é a terceira maior população do território baiano. Além disso, é o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado", afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Movimentação

Quando o Glauber Rocha entrar em operação a expectativa é de que, até 2020, a movimentação seja ampliada para 500 mil passageiros/ano. A demanda do atual é de 250 mil passageiros/ano. O novo terminal tem uma área patrimonial de 6,16km². A pista de pouso e decolagem possui 2,1 km de extensão e tem capacidade estimada de receber mais de 60 mil operações durante o ano. Mais de trezentos operários atuaram na construção do equipamento. Na fase atual são mais de 80 trabalhando para concluir o terminal de passageiros. 

Homenagem

O nome do novo aeroporto conquistense é uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha.  O autor de filmes, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe", nasceu 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista. Na sua carreira, Glauber atuou como diretor, roteirista, ator e escritor. Em 1981, o cineasta morreu aos 42 anos de idade no Rio de Janeiro. Mais, seu legado continua até hoje nas artes visuais.

Serviços:

O que: licitação para concessão do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Quando: 09 de agosto, às 14h

Onde: Sede da Agerba, na 4ª avenida, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

Mais informações: presencialmente, na sede da agência reguladora, ou através do telefone (71) 3115-4888. O edital estará disponível nos endereços eletrônicos www.agerba.ba.gov.br ou www.comprasnet.ba.gov.br

Fonte: Ascom / Seinfra e Agerba

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.