• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

12/07/2019 16:07

Programa Investe Turismo vai ampliar competitividade do setor

Lideranças dos setores público e privado reuniram-se, nesta quinta-feira (11), no seminário itinerante do programa Investe Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo e Embratur, em parceria com o Sebrae-BA e a Secretaria Estadual de Turismo da Bahia. As ações do programa valorizam a gestão integrada e qualificação das rotas turísticas estratégicas.

Na primeira etapa dos trabalhos, as rotas turísticas contempladas são 'Salvador e Morro de São Paulo' e a 'Costa do Descobrimento', onde serão identificadas oportunidades de negócios e desenvolvidas políticas públicas para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local.

O ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno; o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, e o secretário municipal da Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco fizeram o encerramento do evento. Eles deram ênfase à convergência dos parceiros em busca de resultados positivos para o crescimento econômico.

As rotas abrangem os municípios de Salvador, Mata de São João, Cairu, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. As metas do programa incluem a promoção de novos investimentos que acelerem o desenvolvimento turístico, qualificação profissional para obter maior qualidade dos serviços neste mercado, incentivo à competitividade e geração de empregos.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, deu ênfase às ações do governo para fortalecimento do setor. Citou o decreto que reduz a cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV). Com essa medida, as empresas Gol, Passaredo e Azul vão operar 161 novos voos semanais. A Latam também terá novos voos cujas frequências serão anunciadas brevemente.

Grandes obras estruturantes, como a expansão do metrô, a construção da nova Estação Rodoviária, a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) e novos aeroportos no Estado também foram apontados pelo secretário Fausto Franco como importantes para o desenvolvimento que proporciona qualidade de vida aos baianos e mais conforto aos turistas.

O ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, disse que esse programa vai colocar a indústria do turismo na rota do desenvolvimento e diminuir a distância entre o potencial e a realidade do turismo na Bahia e no Brasil. Ele afirmou que as rotas reúnem qualidades para transformar as cidades em grandes destinos, além de proporcionar experiências memoráveis aos viajantes. "O trabalho em conjunto tem potencial para se transformar em parcerias e gerar resultados práticos na economia dos destinos".

Daniel Nepomuceno também ressaltou que o novo cenário vai contribuir de forma decisiva para criar um posicionamento estratégico dos destinos no mercado doméstico de viagens e do Brasil no exterior.

Fonte: Ascom/ Setur

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.