• Banner Ponte Salvador Itaparica

GOVERNO

08/08/2019 15:08

Azul Linhas Aéreas começa a operar rota Salvador-Aracaju

Quem viaja de Salvador a Aracaju tem à disposição seis novos voos semanais. Na terça-feira (6), a Azul Linhas Aéreas iniciou a operação da nova rota, que é realizada por aeronaves Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros. As partidas da capital baiana são diárias (exceto sábados) às 23h25, chegando em Aracaju à 0h15 do dia seguinte. Já as partidas da capital sergipana também são diárias (exceto domingos) às 4h15, chegando às 5h05 em Salvador.

"Essa conectividade é importantíssima para o turismo e a economia da Bahia, que andam juntos. Nós temos um estado muito grande, em um país de proporções continentais, por isso dependemos muito da aviação para atraímos visitantes. Com uma oferta maior de voos, a tendência é que os preços caiam e a procura por nossos destinos turísticos aumentem", afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

O voo é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, lançado em julho pelo Governo do Estado, visando à implantação de 161 voos, por meio das companhias Azul, Gol e Passaredo, com frequência semanal para o interior e para outros estados. 

O decreto 19.116/2019 prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.

Como consequência do pacote de incentivos, dois novos voos oferecidos pela Azul para Guarulhos, em São Paulo, entraram em operação, um saindo de Salvador e outro saindo de Vitória da Conquista. No dia 2 de setembro, um novo trecho será iniciado com destino a Maceió. 

Ao todo, a Azul terá 560 mil novos assentos partindo de aeroportos baianos até o próximo ano, ampliando a oferta em 43%, saindo de 1,3 milhão em 2018 para 1,9 milhão em 2020.

Fonte: Tácio Santos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.