• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

22/11/2019 14:11

Bahia terá quatro lotes em leilão de linhas de transmissão que será realizado em dezembro

As linhas de transmissão são responsáveis pelo atendimento a geração energética e ao escoamento da carga elétrica e foi tema da 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe. No evento foi abordado o andamento das obras do sistema de transmissão de energia em ambos estados e a perspectiva para a atração de investimentos. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (22) no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo, em Salvador.

A possibilidade de novos investimentos em linhas de transmissão para a Bahia é positiva, de acordo com Celso Rodrigues, superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra. "Em 19 de dezembro, será realizado o leilão de transmissão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com quatro lotes que podem gerar benefícios importantes para os baianos, principalmente para a região Metropolitana de Salvador e Oeste. Assim, contribuindo para o fortalecimento do sistema de transmissão no estado".

Já o acompanhamento do plano de ações em relação às obras no território baiano foi apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "Existe um plano de expansão para transmissão no estado, que vai fazer com que esteja em uma condição de um atendimento seguro. Antes, tínhamos alguns problemas, concentrados principalmente no oeste e sul baiano, que já foram solucionados", ressalta Luiz Eduardo Barata, diretor geral do ONS.

Além da Seinfra, ONS e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que falou sobre os estudos de planejamento energético para a Bahia e Sergipe, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e empresas do setor energético.

Fonte: Ascom / Seinfra

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.