18/09/2015 15:09

Obras de novo aeroporto é tema de audiência pública em Conquista

Durante audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (18), no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, foram apresentadas informações referentes ao novo aeroporto da cidade, bem como cronograma físico e financeiro da obra e status das intervenções. A população participou ativamente do encontro, que teve como principal discussão a licitação da segunda etapa dos investimentos, referente ao terminal de passageiros (TPS).

Segundo o diretor de aeroportos da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Denisson Oliveira, o andamento dos serviços está dentro da previsão. “O cronograma está em dia e as obras não param. O edital para licitação da segunda etapa deverá ocorrer até o final do ano. Vamos entregar a primeira fase do novo aeroporto em janeiro de 2016”, afirmou o gestor.

Estão sendo investidos cerca de R$ 86 milhões na construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista e a pista de pouso e decolagem já foi concluída, assim como a área do pátio das aeronaves. As obras do Taxway já alcançaram 90% de execução.  Já o terminal de passageiros (TPS) receberá investimentos do Programa da Aviação Regional do Governo Federal, sendo a SAC a responsável por sua construção. A data para o processo licitatório ainda será definida.

A Seinfra, em parceria com a prefeitura municipal e o Governo Federal, tem buscado dar celeridade ao processo de licitação e início das obras, em diversas reuniões com as instituições citadas, para que se cumpra o prazo estimado para a entrega do TPS e do equipamento. A previsão é que o novo equipamentos seja entregue até o final de 2017. Participaram da audiência pública lideranças sociais, sociedade civil, deputados estaduais e federais, além dos vereadores da cidade.

Novo terminal atenderá o dobro de passageiros

Para garantir voos mais seguros e menos dependentes de condições climáticas, o novo aeroporto de Vitória da Conquista irá operar por instrumento (IFR), o que significa que segue a um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a aeronave.

No novo sítio a pista de pouso e decolagem e o terminal de passageiros, se comparados ao atual aeroporto da cidade, Pedro Otacílio Figueiredo, terão os seus tamanhos ampliados. A pista, por exemplo, com 2.100 metros de comprimento, estará apta a receber aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, com capacidade para transportar de 160 a 189 passageiros. Isso representa o dobro de movimentação, se comparado aos que pousam no atual terminal – uma ATR 72, com aproximadamente 70 assentos. Atualmente a cidade opera 73 voos regulares por semana, registrando uma média 150 viagens por mês, registrando nos últimos dois anos a movimentação média anual de 250 mil passageiros.

O desenvolvimento dos aeroportos do estado é resultado de planejamento e investimentos do Governo da Bahia. A construção do novo aeroporto de Conquista faz parte de um aporte do Governo Federal, através do Programa de Investimentos de Aeroportos Regionais, em 20 aeródromos na Bahia. Esse programa de logística pretende alavancar a aviação regional, com aumento da capacidade de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios. Estão sendo destinados ao setor R$ 800 milhões de reais.

Fonte: Seinfra/Secom