• Reda 2023
  • banner

Infraestrutura

13/05/2016 13:05

Metrô: Estação do Retiro recebe novas linhas metropolitanas

Desde janeiro, funcionando como Terminal de Integração entre o metrô e linhas de ônibus metropolitanos, a Estação Retiro passará a atender, até o fim do mês, cinco novas linhas de ônibus que trafegam pela BR-324 com destino à Lapa. Inicialmente, a ampliação da integração seria via Estação Pirajá. Todavia, por conta do adiamento da abertura da estação, a operação já está sendo transferida para o Retiro.

"A decisão de abertura de Pirajá cabe à Prefeitura. Como já está definida a ampliação da integração do metrô com os ônibus metropolitanos, e pensando no bem estar dos usuários, decidimos transferir a operação para o Retiro e, assim, evitar adiamentos", destacou a superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes.

Com isso, todos os ônibus oriundos da BR-324, cujo destino final era a Estação da Lapa, estarão integrados ao metrô no Retiro. Além de proporcionar uma viagem mais cômoda e rápida aos usuários, a integração tira de circulação um número significativo de ônibus em parte da cidade, melhorando a fluidez no trânsito.

A integração é válida por um período de duas horas. "Os moradores da Região Metropolitana terão acesso a um transporte mais moderno e confortável, sem qualquer custo extra", endossou Grace Gomes.

Interoperabilidade dos cartões – Também no fim de maio, a integração do metrô com as linhas metropolitanas ganha o aporte da interoperabilidade dos cartões. Ou seja, o metropasse dará acesso ao metrô sem qualquer custo extra. Da mesma forma, o cartão do metrô também será aceito nos ônibus metropolitanos.

Metrô em operação plena – A partir deste domingo (15), o metrô passa a funcionar diariamente, das 5h à meia-noite. A capacidade de atendimento também será ampliada com a estreia de cinco novos trens, totalizando nove em operação. Com isso, o tempo de espera nas plataformas será reduzido dos atuais nove para seis minutos. “O usuário sabe, exatamente, em quanto tempo virá o outro trem, assim como em quantos minutos o trem chegará ao seu destino final, porque o metrô flui independentemente do trânsito e outras interferências que acontecem, no dia-a-dia, nas vias”, destacou o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello.

Fonte: Ascom/Sedur

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.