• Reda 2023
  • banner

GOVERNO

11/07/2016 09:07

Governo entrega ações nas áreas de educação, segurança e infraestrutura em Itaparica

Em dias de chuva, fica ainda mais evidente a necessidade de recuperação dos 17 quilômetros das BAs 882 e 868, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A autorização para o início das obras foi assinada neste sábado (9), pelo governador Rui Costa, e as máquinas já estão prontas para começar os trabalhos. Também foi inaugurada a sede do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano (Ceprof), com seis salas de aulas, entregues duas viaturas da Polícia Militar e assinada autorização para um convênio com a associação de moradores, pescadores e marisqueiras da localidade, por meio de edital do programa Bahia Produtiva.

Rui disse que, das as obras entregues e em andamento na região, ele destaca o Ceprof. “Quando a gente anuncia uma estrada, um posto de saúde, são ações muito festejadas. Mas por onde eu passo, ressalto que o que transforma a vida das pessoas de verdade é a educação. Aqui é um centro de educação profissional, mas ainda vamos construir o módulo administrativo e completar o laboratório. Também acabei de fazer uma parceria com o Senai/Cimatec para vocês usarem o material didático deles. Estamos apostando na educação para o desenvolvimento da Bahia”.

O governador afirmou também que até dezembro volta à Ilha para inaugurar as duas estradas completamente recuperadas. “Temos ainda para inaugurar aqui uma creche, o Complexo Policial de Mar Grande, que custou mais de R$ 8 milhões, e outro investimento importantíssimo, que é a obra de saneamento. Esgoto e água tratada são fundamentais para essa região tão bela e privilegiada pela natureza, que quer produzir e que quer atrair turista”. Segundo Rui, turistas só vão a lugares onde há água tratada e esgotamento sanitário. Este tipo de obra é muito caro, o projeto aqui é de mais de R$ 46 milhões e até setembro entregaremos a primeira etapa”.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, as duas comunidades beneficiadas pelas estradas que serão recuperadas, Baiacu e Caixa Prego, são de grande interesse turístico. “Nessa mesma região, estamos concluindo uma obra em Salinas da Margarida. Para outras regiões, está publicado o edital de uma reivindicação dos baianos, que é a estrada Olindina, Itapicuru, Tobias Barreto”. Ele informou que, na semana passada, foi autorizada ordem de serviço para iniciar os acessos a Ribeira do Amparo e a Banzaê. “O Governo do Estado está iniciando um grande programa para a recuperação de mais de cinco mil quilômetros de rodovias nos próximos anos”.

Novas perspectivas na área educacional

A educação profissional abre novas perspectivas para a estudante de informática da escola profissionalizante Alana Ribeiro, de 17 anos. “A porta principal que este curso pode abrir para mim é o primeiro emprego, porque com o ensino técnico a perspectiva de vida é completamente diferente. E depois, quem sabe, a universidade”.

Samuel de Oliveira, também de 17, cursa administração de empresas. “Não tem outro curso desses aqui na Ilha. Se não houvesse esta oportunidade que o Estado nos proporcionou, eu teria que me mudar para a capital ou outra cidade grande, porque teria dificuldade de locomoção. Agora, o Governo trouxe esse ensino para cá, que ajudou muito.

Segundo o superintendente de Ensino Profissionalizante do Estado, Durval Libânio, a escola anterior funcionava em casas alugadas e limitava o número de matrículas. “Com essa nova unidade, que possui seis salas de aula, passaremos de 200 para 500 vagas de educação profissional em Vera Cruz. Isso vai trazer um incremento de estudantes que vão contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da região metropolitana de Salvador”. 

Fonte: Secom/GOVBA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.