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GOVERNO

10/06/2021 12:06

Endereço eletrônico centraliza informações estratégicas sobre estrutura do Estado

Pesquisadores, servidores públicos e cidadãos em geral têm a oportunidade de encontrar em um único ambiente virtual uma série de informações atualizadas sobre a organização e o funcionamento das mais diversas unidades da estrutura do Poder Executivo Estadual. Trata-se do site Perfil da Administração Pública, uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) que visa facilitar o acesso da população a dados estratégicos relacionados à estrutura do Estado, de forma simples e confiável.

"A divulgação por meio do site visa atender a demandas dos cidadãos por informações institucionais, e principalmente, a uma necessidade de transparência nas relações do Estado com a sociedade", explica a coordenadora de Normatização e Padronização de Modelos Institucionais da Diretoria de Modelos Institucionais da Superintendência da Gestão e Inovação da Saeb, Mariana Almeida.

Com uma navegação simples e intuitiva, o site disponibiliza o organograma geral do Estado, com seus órgãos e entidades vinculadas, categorizados por natureza jurídica. A relação é formada por 74 órgãos e entidades - incluindo secretarias estaduais, órgãos em regime especial, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Ao clicar no link do seu interesse, o usuário tem acesso ao organograma e a um documento com informações institucionais, como dados históricos, finalidades, competências e toda a base normativa que orienta o funcionamento da organização.

A coordenadora Mariana Almeida explica que o site é permanentemente atualizado conforme a publicação dos atos normativos e o fornecimento das informações pelas entidades, atendendo a exigências que estão definidas no próprio papel regimental da Diretoria de Modelos Institucionais da Saeb. "Qualquer alteração na estrutura organizacional de um órgão ou entidade precisa passar pela nossa diretoria", conta Mariana. Ainda segundo ela, as informações organizacionais fornecidas são importantes para tomada de decisão dos gestores e servem de insumos para os estudos elaborados pela Diretoria. "Por isso, estamos continuamente levantando tais informações para alimentar o site, e acompanhamos diariamente as publicações de todos os órgãos e entidades no Diário Oficial do Estado", afirma.

Criado em 1994, como publicação impressa, o Perfil da Administração Pública  está disponível em versão on-line desde 2011. O endereço eletrônico pode ser acessado também por meio de links disponíveis no site da Saeb e Portal do Servidor.

Fonte: Ascom / Saeb

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