24/11/2022 11:11

Centro Territorial de Educação Profissional é inaugurado pelo Estado em Capim Grosso

Cerca de 2,2 mil estudantes passam a ter acesso à nova sede do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe III - Edna Daltro, em Capim Grosso, na microrregião de Jacobina. Inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (23), a nova unidade de ensino teve sua construção realizada por meio da parceria entre as secretarias de Educação (SEC) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com investimento de R$ 30 milhões.

A nova unidade de ensino tem estrutura para funcionamento em tempo integral e noturno e dispõe de 34 salas de aula, sendo duas salas de línguas estrangeiras (espanhol e inglês), além de salas de enfermagem e saúde bucal, de dança e teatro, de matemática, de jogos, de lutas e esporte, de edificações, de informática e de gestão e negócios. O Cetep Bacia do Jacuípe III - Edna Daltro conta, ainda, com laboratórios de biologia e análises clínicas, física e química e nutrição, bem como biblioteca, refeitório, auditório com capacidade para 197 pessoas. Para a prática de esportes, os estudantes contam com piscina semiolímpica, vestiários, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada e campo de futebol society com pista de atletismo.

O governador Rui Costa lembrou da importância de programas estaduais como Partiu Estágio, Primeiro Emprego, Mais Estudo, Mais Futuro e Bolsa Permanência para a educação na Bahia. "A educação, como eu dei o exemplo, é uma casa e, por melhor que seja a telha, o bloco e o reboco, para não ter rachadura, tem que ter uma boa fundação, tem que ter uma boa base. Então, nós precisamos cuidar desde aquela etapa que, por lei, é obrigação do município, mas que o Estado pode ajudar apoiando, capacitando o pessoal, ajudando com material didático. O Governo Federal, agora, também pode ajudar na infraestrutura. Esse é o mutirão do bem que nós precisamos fazer, cuidando desde o menino que está na creche, no ensino fundamental um, até ele chegar ao ensino médio e quem sabe à universidade", avaliou.

O Cetep Bacia do Jacuípe III - Edna Daltro oferece turmas de ensino médio regular e cursos profissionalizantes em saúde bucal, análises clínicas, enfermagem, nutrição, edificações e administração. O currículo escolar dispõe, também, de uma disciplina eletiva em robótica. Já as aulas de espanhol e inglês serão implementadas por meio de termo de cooperação com a Associação Cultural Brasil - Estados Unidos (Acbeu) e o Instituto Cervantes. A ação compõe o Programa Outras Palavras, instituído por meio de Decreto Estadual nº 21080, publicado em janeiro deste ano.

"Todas essas áreas de conhecimento concorrem para ampliar a permanência do estudante na escola pública baiana com qualidade. É um currículo novo, um currículo que é enriquecido com diversas experiências que vão levar esses estudantes para o mercado de trabalho e para continuar os seus estudos com êxito", explicou o secretário estadual da Educação, Danilo Melo.

Geovana Paixão cursa o 1º ano de análises clínicas e compara a nova sede do Cetep Bacia do Jacuípe - III Edna Daltro à antiga escola: "é uma estrutura totalmente diferente da que a gente estudava antes. Agora, com novas salas, novos laboratórios, a gente sente orgulho de estudar aqui. É uma imensa felicidade poder fazer parte desse projeto. É gratificante estar vendo toda essa mudança".

Ainda durante a visita do governador à Capim Grosso, Rui autorizou a Secretaria de Infraestrutura a adotar as providências para pavimentação do trecho de acesso ao município. Serão investidos R$ 4 milhões para o asfaltamento de pouco mais de cinco quilômetros da BA-130.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural foi autorizada a iniciar o processo licitatório, para, em parceria com a administração estadual, adquirir equipamentos para implantação de uma unidade de lacticínios. Serão investidos R$ 853 mil na implantação do equipamento, que beneficiará 120 agricultores familiares e terá capacidade para processar 10 mil litros de leite por dia. A iniciativa compõe o Programa Parceria Mais Forte: Juntos para Alimentar a Bahia.

Para a área de urbanização, Rui assinou ordem de serviço autorizando a Sedur, por meio da Conder, a iniciar obras de pavimentação em vias dos povoados de Peixe, Melancia e Pedras Altas, em Capim Grosso. O serviço terá investimento de mais de R$ 2,3 milhões do Governo do Estado. Mais R$ 612 mil serão aplicados na pavimentação das ruas Caninana, Arapetinga, Sucupira e Massaranduba, no entorno da Praça Jequitibá, no bairro Planaltina, na sede do município.

"Toda a infraestrutura moderna nos orgulha. Pode ter uma escola particular na Bahia igual a essa, mas melhor não vai ter. No máximo, vai ser igual. E nós queremos, com todo esse conteúdo dos programas, levar paixão e amor ali pra dentro. Paixão e amor dos professores, dos estudantes e dos funcionários. São 600 escolas que terão essa estrutura na Bahia, para dar esse salto e oportunizar aos nossos jovens na escola em tempo integral a mudar suas vidas. Nós, aqui, temos um volume grande de investimento, somando o governo de Wagner e o meu, são R$ 283 milhões aplicados. Temos em execução quase R$ 100 milhões, entre eles obra de saneamento básico e de esgotamento sanitário. Em, no máximo, dois anos, Jerônimo deve inaugurar essa obra importante pra saúde e pra urbanização da cidade", detalhou o governador.

Fonte: Laís Nascimento